quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Comunidades Virtuais

As Comunidades Virtuais se baseia em relacionamentos com os mesmos idéais,propósitos e assim interagindo virtualmente buscando comunicações e conhecimentos comuns.
É importante esta interação porque possibilita conhecer pessoas que se posicionam através de comentários,socializações mais elaboradas e assim vivenciar trocas de informações.
Sabe-se que as comunidades virtuais mobiliza todo coletivo e são reais nas produções viabilizando efetivamente via Internet pois aproximam as pessoas dos mais distantes locais ou lugares.

7 comentários:

JuLuar disse...

Gleivia,

Gostei muito da sua reflexão. Simples e direta.Parabéns!
Acredito que as trocas enriquecem nosssos conhecimentos.

Abraços,


Júlia

Paula Rodrigues disse...

Oi Gleivia ...

A socialização entre pessoas no mundo virtual traz uma nova rede de relações sociais em que os elementos que transcedem no campo do conhecimento,principalmente por não existe receitas prontas de como fazer e funcionar essa interação entre membros,onde possam esta socializando trocando idéias,fazendo assim um ambiente aberto ,onde apresenta diversas escolhas que possa contribuir para o crescimento social e até virtual.

netinha disse...

Oi amiga,vou deixar uma pequena contribuição
O seres humanos desde muito tempo primitivamente sentem a necessidade de viver com outros seres realizando intercâmbios entre os mesmos,percebo que até hoje continuamos com essa necessidade,e a comunidade veio nos preencher dando oportunidade de os relacionarmos virtualmente viajando em novos horizontes.Antes que me esqueça,visite meu blog ele está ficando recheado de informações,bjinhos.

Sule disse...

Oi Gleivia!
Percebo que começa a se posionar, a trazer tua reflexão e entendimento sobre o contexto das comunidades,. Porém, considero que precisa apronfundar mais. Articular os pontos comuns nas discussões dos quatro textos sugeridos para leitura com o contexto de comunidades virtuais. Trazer para dialogar contigos os autores com as devidas citações. Aqui nos comentários também encontramos contribuição de colegas, veja se são pertinente e procure colocar essas contribuições na tua refelxão.
Afinal, estas vivenciando o contexto de uma comunidade virtual, é assim que contribuimos, é assim que estebelecemos a troca!
Enfim, escreva mais,..ouse mais... Deixe fluir tuas idéias aqui... Não precisa ter economia de palavras, queremos ver você dialogar efetivamente nesse espaço!
Bjinhos
Sule

Rita Cácia Fernandes disse...

Olá Gleivia!
A parte final da sua reflexão tem uma aplicabilidade bem interessante em relação às nossas atuais vivencias no curso. As orientações tem nos direcionado de fato para uma comunidade virtual. Quais são seus sentimentos frente a isso?
Às vezes me sinto encantada, outras, amedontrada.
Bj.

Gicélia disse...

Olá Gleiva!

Concordo contigo quando diz na sua reflexão, a importancia da interação um com o outro, pois a comunidade virtual é formada como um espaço público interativo e sendo commpreendido por todos os membros como possibilidades de efetivas trocas entre os mesmos, sendo eles, livres para lê, comentar, criticar e deixar seu ponto.
Assim, essas comunidades virtuais, formam redes de relações pessoais no ciberespaço contribuindo para a construção de novos saberes.

Bjus: Gicelia

Sule disse...

Oi querida Gleivia! Essa semana estou aqui, relendo as produções de vocês no blog, e uma delas é a tua reflexão sobre comunidades virtuais! Ao me esbarrar com essa reflexão, fico procurando a professora Gleivia, que anuncia numa postagem anterior a necessidade da leitura!!! E então me pergunto? Onde é que ela evidencia a leitura dos textos indicados na atividade Oficina de computação nessa reflexão?? Cadê a articulação com os autores???Cadê os pontos comuns encontrados nos estudos e nas leituras?
Querida, iremos bater nessa tecla insistentemente, entenda que esse processo tanto na atividade Oficina de computação quanto nas outras atividades, tem como finalidade estimular professores produtores, autores e co-autores de conhecimento e cultura. E os textos que indicamos para leituras não estão imerso no contexto de formação de vocês apenas para ser "mais um no meio da multidão". A única forma que temos como perceber as leituras e estudos de vocês é quando os trazem para reflexão..
Mas vamos em frente, ainda temos muita água para rolar... E continuo acreditando na tua capacidade de articular os autores nas tuas reflexões...
bjinhos
Sule

Quem sou eu

Minha foto
Graduanda em pedagogia e pós-graduanda em Educação Infantil