terça-feira, 7 de outubro de 2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA-FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA-ENSINO FUNDAMENTAL/ SÈRIES INICIAIS-CICLO UM-2008
ORIENTAÇÃO -SOLANGE MACIEL
PROFESSORA CURSISTA-GLEIVIA MACIA ROSA RODRIGUES SILVA




Diário de Ciclo Um



Vivenciar momentos reflexivos sobre a prática, possibilita garantir e ampliar conhecimentos através de novas ações.
Na Escola Municipal Padre Cícero, na qual leciono atualmente, foi realizada uma reelaboração do projeto de leitura juntamente com todo o corpo docente e coordenação pedagógica, tendo como objetivo geral motivar os alunos à prática de leitura prazerosa. Para as ações do projeto foram realizados momentos importantes, pois não queríamos um projeto que ficasse apenas na estrutura, mas nas ações que fossem consolidadas na rotina escolar.
Enquanto docente, participei ativamente da construção do projeto, porém não estava totalmente mobilizada para a importância deste trabalho tão significativo.

É bom e prazeroso, mas hoje tenho a consciência de que ler é a
tarefa mais importante.Ler é um gesto de coragem,porque o texto
pode mudar conceitos e valores."

Foi na Faculdade, no encontro do Estudo Literário tendo como professora Solange Maciel,sendo que estamos lendo e fazendo reflexões do livro O Mundo de Sofia, que tive a oportunidade de participar da leitura compartilhada de uma entrevista de Bartolomeu Campos de Queirós “O professor deve ter ‘hálito’ de leitura”. E foi a partir deste texto que fiz várias reflexões: Será que eu, enquanto docente, estava sendo referência para os meus alunos enquanto leitora e interlocutora? Os momentos de leitura estavam sendo realmente significativos? .Após essas reflexões pôde rever toda a minha postura de como melhorar e valorizar os momentos de leitura na minha escola e também mobilizar as minhas colegas de trabalho na socialização da leitura desse texto supracitado.
Enquanto professora, tenho que ler com eles, para eles e em função deles, e construir juntamente com eles momentos que despertem esse prazer. Uma das atividades mais significativas que mobilizou a escola, foi quando convidamos os pais para participar juntamente com o seu filho ou filha para ler e entrar no mundo maravilhoso e assim despertando o fascínio por esta
Os meus alunos da Educação infantil encontram-se na fase do encantamento pela leitura, eles têm contato com os textos e reproduzem que faço na fala, nos gestos e na própria imaginação. Enfim, embora com todo conhecimento que tenho na minha prática, reflito sobre o quanto é importante buscar constantemente novos embasamentos teóricos que ainda necessito para interpretar certos conceitos que fundamentam a minha metodologia de ensino e minha prática pedagógica.

3 comentários:

Jucelia Ferreira disse...

Oi Gleivia!
Essas perguntas em relação a leitura eu também tenho feito,e só agora descobrir que não tenho hábito de ler,aquilo que acreditava ser grande percebo que não é nada diante do que ainda posso aprender e contribuir com meus alunos.E o caminho é esse "LER E REFLETIR."
Bjs

Jucelia Ferreira disse...

Oi Gleivia!
Essas perguntas em relação a leitura eu também tenho feito,e só agora descobrir que não tenho hábito de ler,aquilo que acreditava ser grande percebo que não é nada diante do que ainda posso aprender e contribuir com meus alunos.E o caminho é esse "LER E REFLETIR."
Bjs

Macicleide disse...

Com certeza Gleivia!
A leitura faz parte da nossa vida e a cada passo que damos nos deparamos com algo para ler. Se o ser humano não exercita esse hábito de ler, ele acaba se distanciando do mundo que o cerca.
E nós como docentes precisamos criar diferentes estratégias para estimular a leitura dos nossos alunos.
Uma atividade de leitura muito interessante que faço no grupo 10 é o jogo da caixinha, pode ser com adivinhas, parlendas, trava-línguas e até com questões sobre conhecimentos gerais.(Uma caixinha com diversas adivinhas... passa de mão em mão enquanto rola a música quando a mesma parar, quem estiver com a caixa na mão abre e tenta ler ou responder o que está escrito).
A dinâmica pode ser modificada, isso cabe a cada professor.

Beijos
Macicleide.

Quem sou eu

Minha foto
Graduanda em pedagogia e pós-graduanda em Educação Infantil