sexta-feira, 6 de novembro de 2009

OFICINA DA PALAVRA ESCRITA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO-FACED/PROJETO IRECÊ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA-SÉRIES INICIAIS/ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA: ANA PAULA MOREIRA
ATIVIDADE: PALAVRA ESCRITA II
PROFESSORA CURSISTA: GLEIVIA MACIA ROSA RODRIGUES SILVA E PAULA FRANCINETE ROSA RODRIGUES




Sequência Didática

Estratégias Pedagógicas com Poemas



Objetivo:
Possibilitar que as crianças desenvolvam a linguagem oral escrita através do poema, despertando para a valorização dos bens culturais.

Justificativa:
Pensando na necessidade de incentivar a escrita e a comunicação oral dos alunos e alunas surgiu à necessidade de criar uma seqüência didática para trabalhar em sala de aula com Poemas e assim refletir sobre esse gênero textual, bem como poder apreciar bons poemas e aprender o funcionamento poético da língua.

Objetivos específicos:
• Desenvolver a linguagem oral e interpretativa;
• Conhecer as marcas lingüísticas deste tipo de texto;
• Conhecer as marcas gráficas do poema;
• Promover momentos de socialização de poemas entre os grupos;
• Socializar experiências de leitura nas rodas de conversas;
• Propagar os textos lidos e escritos;
• Produzir textos retirados da memória;
• Reconhecer e valorizar o momento de leitura como privilégio;
• Apreciar poemas adequados a diferentes usuários e situações;
• Proceder à escrita de correção;
• Produzir uma coletânea de poemas;

Etapas Previstas:
• Apresentação do projeto.
• Levantamento dos conhecimentos prévios.
• Confecção de uma coletânea de poemas.
• Avaliação

Situações Favoráveis:

• Convidar alguém para recitar poemas.
• Organização de uma coletânea de poemas.

Situações Didáticas:

• Levantamento dos conhecimentos prévios.
• Confronto de poemas com outros gêneros textuais.
• Quadro de meto cognitivo.
• Socialização de poemas.
• Registros de poemas.
• Escritas de poemas.
• Coleta de diferentes poemas
• Pesquisa com as pessoas da comunidade escolar dos poemas preferidos.
• Leitura para outras turmas feitas pelos alunos.
• Leitura e escrita de poemas.
• Leitura em grupo pelos alunos.
• Leitura individual.
• Reescrita de poemas lidos usando a linguagem escrita.
• Correção coletiva de poemas escritos pelos próprios alunos.

Avaliação:

• Registro de acompanhamento pelo professor.
• Registro do aluno.
• Atividades desenvolvidas durante a seqüência didática.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Graduanda em pedagogia e pós-graduanda em Educação Infantil