UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO-FACED/PROJETO IRECÊ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA-SÉRIES INICIAIS/ENSINO FUNDAMENTAL
Adair Neide Sena Dourado, Cleidneia Souza Oliveira, Gleivia Marcia Rosa Rodrigues Silva e Paula Francinete Rosa Rodrigues.
Projeto A Rede na Biblioteca
Problemática :
Devido a falta de espaço e acervo disponível na escola, adequado a faixa etária de alunos de 5 a 6 anos ficando impossibilitado este momento, já que consideramos de fundamental importância esse ato de leitura para as crianças que estão iniciando o seu processo de aprendizagem no mundo leitor.
Temática:
Visando desenvolver o ato de leitura, é que pensamos em um projeto que a principio leve os nossos alunos a conhecer o espaço público da nossa Biblioteca Municipal que possui um grande acervo de livros, principalmente que atenda o nível de conhecimento de cada aluno. O momento de leitura já existe dentro do nosso espaço escolar através do projeto permanente, com empréstimos de livros , leitura compartilhada e o momento na rotina da escola.
Acredita-se que a leitura seja o mais importante elemento do imaginário . Ler significa refletir, pensar, estar a favor ou contra ,comentar, trocar opiniões, posicionar-se,enfim , exercer desde cedo a cidadania. Desta forma, percebe-se o papel da leitura na formação escolar.
Justificativa:
Levar os alunos a conhecer a Biblioteca Municipal Dr. Hermenito Dourado ,bem como o seu acervo da diversidade literária e oportunizando momentos prazerosos para enriquecer o gosto pela leitura. Um leitor só pode constitui-se mediante a uma prática constante de leitura a partir de um trabalho que deve ser organizado em torno das diversidades textuais.
A rede afetiva que se estabelece entre todos, através dos livros, abre um espaço no qual cada criança pode expressar-se, ouvir e contar histórias ou ainda ficar em silêncio, sem a necessidade de produzir conhecimentos específicos. Nessa situação as crianças, cada uma de sua maneira, está produzindo conhecimentos, mas não os necessariamente pré-determinados pelo adulto. Ou seja, ela está aumentando seu repertório cultural, seu imaginário, sua linguagem; está tendo possibilidade de escolha de livros e de parceiros para a sua leitura e, além disso, pode conhecer outras visões de mundo e estabelecer relações com sua realidade (ABRINQ, 1999, p.6).
Objetivo Geral
Desenvolver o gosto pela leitura, criando hábitos dentro e fora do espaço escolar .Como por exemplo estimulando o seu interesse pela leitura de diversos de gêneros de textuais, através das visitas a Biblioteca Pública Municipal.
Objetivos Específicos
Ampliar repertório textual;
Estimular o gosto pela leitura;
Ler diversos tipos de gêneros textuais ( gibis, livros literários e contos etc);
Observar a organização e o funcionamento de uma biblioteca;
Conhecer o acervo de material expostos;
Frequentar o espaço e ter acesso ao material disponível ;
Valorizar o acervo tanto escolar quanto da Biblioteca Municipal;
Identificar a função de diferentes tipos de textos;
Socializar projeto de biblioteca para os pais com o intuito de ajudar as crianças a frequentarem o espaço público da nossa Biblioteca Municipal;
Organizar uma visita na biblioteca;
Valoriza a leitura como fonte de cultura;
Preservar o acervo da biblioteca bem como da escola;
Metodologia:
Para atingimos o nosso objetivo, utilizamos como metodologia a realização do projeto de leitura na biblioteca, tendo como público alvo os alunos das escolas: Luiz Mário Dourado, Padre Cícero e Irene Garofani.
Será feita a apresentação do projeto para todos professores da escola, elaboração do cronograma das visitas com todos os envolvidos . Realizaremos as leituras nos diferentes espaços da escola como por exemplo: na sala de aula, no pátio, embaixo das árvores , na biblioteca da escola e na Biblioteca Pública Municipal.
Conteúdos:
Leitura dos diferentes gêneros textuais (Que envolve os alunos de Educação Infantil e ensino fundamental I).
Público envolvido:
Professores e gestores de escolas envolvidas, alunos de educação infantil, ensino fundamental I. Bibliotecários e voluntários: pais e equipe de apoio.
Recursos:
Ônibus, livros literários, professores e gestão escolar, equipe de apoio,caixa amplificada, microfone, TNT, fita adesiva, papel metro.
Avaliação:
Relatório dos trabalhos desenvolvidos durante a realização do projeto.
Referências:
ABRINQ. Projeto Biblioteca Viva: a mediação de leitura e as crianças. São Paulo, 1999.
MARTUCCI, E.M. Aprendendo a contar histórias. In: _______. Formação de contadores de histórias. São Carlos: UFSCar, 1999. (Apostila)
FACULDADE DE EDUCAÇÃO-FACED/PROJETO IRECÊ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA-SÉRIES INICIAIS/ENSINO FUNDAMENTAL
Adair Neide Sena Dourado, Cleidneia Souza Oliveira, Gleivia Marcia Rosa Rodrigues Silva e Paula Francinete Rosa Rodrigues.
Projeto A Rede na Biblioteca
Problemática :
Devido a falta de espaço e acervo disponível na escola, adequado a faixa etária de alunos de 5 a 6 anos ficando impossibilitado este momento, já que consideramos de fundamental importância esse ato de leitura para as crianças que estão iniciando o seu processo de aprendizagem no mundo leitor.
Temática:
Visando desenvolver o ato de leitura, é que pensamos em um projeto que a principio leve os nossos alunos a conhecer o espaço público da nossa Biblioteca Municipal que possui um grande acervo de livros, principalmente que atenda o nível de conhecimento de cada aluno. O momento de leitura já existe dentro do nosso espaço escolar através do projeto permanente, com empréstimos de livros , leitura compartilhada e o momento na rotina da escola.
Acredita-se que a leitura seja o mais importante elemento do imaginário . Ler significa refletir, pensar, estar a favor ou contra ,comentar, trocar opiniões, posicionar-se,enfim , exercer desde cedo a cidadania. Desta forma, percebe-se o papel da leitura na formação escolar.
Justificativa:
Levar os alunos a conhecer a Biblioteca Municipal Dr. Hermenito Dourado ,bem como o seu acervo da diversidade literária e oportunizando momentos prazerosos para enriquecer o gosto pela leitura. Um leitor só pode constitui-se mediante a uma prática constante de leitura a partir de um trabalho que deve ser organizado em torno das diversidades textuais.
A rede afetiva que se estabelece entre todos, através dos livros, abre um espaço no qual cada criança pode expressar-se, ouvir e contar histórias ou ainda ficar em silêncio, sem a necessidade de produzir conhecimentos específicos. Nessa situação as crianças, cada uma de sua maneira, está produzindo conhecimentos, mas não os necessariamente pré-determinados pelo adulto. Ou seja, ela está aumentando seu repertório cultural, seu imaginário, sua linguagem; está tendo possibilidade de escolha de livros e de parceiros para a sua leitura e, além disso, pode conhecer outras visões de mundo e estabelecer relações com sua realidade (ABRINQ, 1999, p.6).
Objetivo Geral
Desenvolver o gosto pela leitura, criando hábitos dentro e fora do espaço escolar .Como por exemplo estimulando o seu interesse pela leitura de diversos de gêneros de textuais, através das visitas a Biblioteca Pública Municipal.
Objetivos Específicos
Ampliar repertório textual;
Estimular o gosto pela leitura;
Ler diversos tipos de gêneros textuais ( gibis, livros literários e contos etc);
Observar a organização e o funcionamento de uma biblioteca;
Conhecer o acervo de material expostos;
Frequentar o espaço e ter acesso ao material disponível ;
Valorizar o acervo tanto escolar quanto da Biblioteca Municipal;
Identificar a função de diferentes tipos de textos;
Socializar projeto de biblioteca para os pais com o intuito de ajudar as crianças a frequentarem o espaço público da nossa Biblioteca Municipal;
Organizar uma visita na biblioteca;
Valoriza a leitura como fonte de cultura;
Preservar o acervo da biblioteca bem como da escola;
Metodologia:
Para atingimos o nosso objetivo, utilizamos como metodologia a realização do projeto de leitura na biblioteca, tendo como público alvo os alunos das escolas: Luiz Mário Dourado, Padre Cícero e Irene Garofani.
Será feita a apresentação do projeto para todos professores da escola, elaboração do cronograma das visitas com todos os envolvidos . Realizaremos as leituras nos diferentes espaços da escola como por exemplo: na sala de aula, no pátio, embaixo das árvores , na biblioteca da escola e na Biblioteca Pública Municipal.
Conteúdos:
Leitura dos diferentes gêneros textuais (Que envolve os alunos de Educação Infantil e ensino fundamental I).
Público envolvido:
Professores e gestores de escolas envolvidas, alunos de educação infantil, ensino fundamental I. Bibliotecários e voluntários: pais e equipe de apoio.
Recursos:
Ônibus, livros literários, professores e gestão escolar, equipe de apoio,caixa amplificada, microfone, TNT, fita adesiva, papel metro.
Avaliação:
Relatório dos trabalhos desenvolvidos durante a realização do projeto.
Referências:
ABRINQ. Projeto Biblioteca Viva: a mediação de leitura e as crianças. São Paulo, 1999.
MARTUCCI, E.M. Aprendendo a contar histórias. In: _______. Formação de contadores de histórias. São Carlos: UFSCar, 1999. (Apostila)
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