segunda-feira, 13 de outubro de 2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA-FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA-ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INICIAIS
ATIVIDADE - ESTUDO LITERÁRIO O MUNDO DE SOFIA
CURSISTA-GLEIVIA MACIA ROSA RODRIGUES
ORIENTADORA-SOLANGE MACIEL


Resumo


Demócrito

...o brinquedo mais genial do mundo...


Mais uma vez Sofia terminava uma longa reflexão sobre a filosofia e se retirou do local, que de costume servia como refúgio para leitura de suas cartas confidenciais, as mesmas que sua mãe suspeitava de serem de amor.
Ao chegar à caixa do correio, ela percebeu que o filosofo sempre colocava um envelope branco e amarelo em horários diferentes.
Com certo tempo,Sofia foi despertando a curiosidade para descobrir o misterioso filosofo, poderia visualizá-lo na janela e finalizava os segredos que a tanto lhe instigava.
Com o envelope branco em suas mãos o abriu e por escrito havia apenas uma pergunta esquisita, por sua surpresa estava registrado: “Por que o Lego é o brinquedo mais genial do mundo?”
Diante de sua incerteza seria aquele brinquedo o mais genial ou representativo para a filosofia mas mesmo assim a sua obediência a fez recordar nos tempos que brincava com o tal brinquedo.
A partir daí começou uma investigação e a procura das peças do brinquedo inquebraveis que estavam dentro de um maleiro. E ao brincar, redescobriu que poderia montá-lo de diversas maneiras de forma mais criativa.
Então, percebeu que o brinquedo lhe proporcionou diversas oportunidades de criações e a direcionou novas conclusões que era realmente um brinquedo mais genial. Porém, ela não tinha compreendido a relação entre o brinquedo e a filosofia.
Com o passar do tempo, percebeu que tinha construído uma casa de bonecas e a sua mãe surpreendida ao vê-la brincando como uma criança e falou para Sofia com entusiasmo: - Você ainda consegue brincar como criança?
E Sofia simplesmente não gostando que a mãe falou:
- Respondeu que era uma pesquisa filosófica. A sua mãe suspirou lembrando do coelhinho branco.
Na outro dia ela retornando da escola encontrou outro envelope e curiosa foi até o seu quarto para ler rapidamente. Não podendo deixar de observar a caixa do correio.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Graduanda em pedagogia e pós-graduanda em Educação Infantil