terça-feira, 8 de junho de 2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO-FACED/PROJETO IRECÊ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA– SÉRIES INICIAIS/ENSINO FUNDAMENTAL .
CICLO QUATRO-2010..2
PROFESSOR: NARCISIO SOARES
ATIVIDADE: OFICINA DE SOFTWARE LIVRE NO ENSINO DA MATEMÁTICA
PROFESSORAS CURSISTAS: GERALDA FRANCISCA, GLEIVIA MÁRCIA, JOANA ANDRADE, E PAULA FRANCINETE.

Relatório da Atividade de Software livre na matemática
Diante da situação que vivenciamos no tocante a atividade, com jogos matemáticos disponíveis no programa matemática interativa Linux (MIL). Trabalhamos com os alunos do segundo ano do Ensino Fundamental I, da Escola Luiz Mário Dourado. Nosso objetivo foi desenvolver a capacidade de criar estratégias, rapidez de pensamento e despertar o gosto e o prazer pelo jogo virtual.
Nosso grupo Joana, Geralda, Paula e Gleivia, levamos os alunos para o inforcentro da Escola Municipal Zenália Dourado Lopes, que fica próximo a Escola que trabalhamos. No primeiro momento foi apresentada a proposta do jogo para o grupo. Cada dupla recebeu um cd dos jogos, mas somente o jogo do homem batata foi escolhido para a atividade.
Os alunos sentaram em duplas, em frente ao computador. Os professores monitoraram as crianças ao colocar o cd no gabinete, por ainda não saber, que ainda não tinham um contato com a máquina. orientamos as crianças que cada um, teria a oportunidade de manusear e brincar com um tempo determinado.
Durante o jogo observamos que a maioria dos alunos que ali estavam já tinham acesso ao meio tecnológico, Por isso, nos deixaram surpresas, pois quando os meninos começaram a jogar e montar o homem batata, com muita facilidade. Mais havia outros que ainda não tinha contato com exerção de dois ou três alunos, foi o que mais dificultou na hora das trocas, porque o que já sabia, não tinha paciência de esperar o outro brincar, pelo fato de ser mais lento na montagem.
Durante o jogo começamos a avaliar a participação das duplas, a criatividade de manusear as peças, criando suas próprias estrategias, observando a capacidade do raciocínio lógico, à organização do tempo de cada um e o respeito pela vez do outro.
Conversando com algumas duplas que ali estavam montando, nos surpreendemos quando uma aluna pediu para usar o seu Orkut.
-Perguntamos a ela:
- Você tem acesso ao ORKUT?
-Ela respondeu que sim, e era o que mais gostava de fazer.
Um aluno chamado Gabriel relatou que tinha um leptop em casa . O mesmo chegou e foi logo baixando outros jogos da internet com muita autonomia e intimidade com a máquina.
Mesmo a atividade sendo interessante, percebemos que os alunos estão em um estágio bem avançado no tocante ao uso da tecnologia. Isso nos deixa um pouco preocupadas quanto ao uso da Internet. As crianças estão acessando sem orientação das famílias, principalmente em comunidades virtuais como ORKUT e MSN e outros , pois há um maior número de pedofilia nesses ambientes. Precisando de muito cuidado na forma que esta sendo usador.
Sabemos que há pontos positivos no acesso da internet, nos diversos materiais pedagógicos e jogos educativos no mundo virtual. Isso vai mais além do que está exposto em ambientes que às vezes são vulneráveis para a faixa etária das crianças que acessam.
Sem dúvida a educação, não pode ficar de fora desse processo, pois é necessário estar atento às mudanças e as novas práticas pedagógicas. Contudo evidencia-se em nossas escolas, por não ter o inforcentro instalados , percebemos que há pouco uso das tecnologias disponíveis, então é necessário que as políticas públicas, invistam mais em disponibilizar computadores para todas as escolas. Assim nós professores possamos inovar nossas aulas deixando-as mais interessantes e principalmente, levando nossos alunos a serem produtores de conhecimento e não só consumidores.
Também vale ressaltar, que nós professores, não podemos deixar de correr atrás das inovações tecnológicas, assim ficaremos para trás, pois as crianças e os adolescentes, estão aí a todo vapor. Se não nos adequarmos na forma da maneira de pensar e agir , utilizando as ferramentas tecnológicas na melhoria da nossa prática pedagógica.

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Quem sou eu

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Graduanda em pedagogia e pós-graduanda em Educação Infantil