UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FACED/PROJETO IRECÊ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - SÉRIES INICIAIS /ENSINO FUNDAMENTAL.
CICLO UM – 2008 – GEAC DE MEMÓRIAS
ORIENTACÃO: ROSELI SÁ
CURSISTA: GERVÁSIO MOZINE, GLEIVIA RODRIGUES, MARIA RITA REZENDE, SIRLEIDE ARAÚJO
1º encontro de grupo GEAC
No dia 6 de outubro, foi realizado o primeiro encontro de grupo da GEAC com os seguintes cursistas Rita Rezende, Gervásio Mozine, Gleivia Rodrigues e Sirleide Araújo.
Foi iniciado com a leitura de texto Memórias de formação: Processo de autoria de (re) construção identitaria PÁSSEGGI (1994).
Ao ler fizemos algumas reflexões: Nós professores devemos esta mobilizados para a transformação da pratica? Qual é o procedimento do professor para escrita do memorial?
Devemos deixar claros os saberes práticos, conceituais e identitários, buscando uma boa escrita, construindo assim sua própria identidade narrativa. Os memoriais passam por algumas mudanças que são: primeiro o esboço, segundo a evolução do processo escrita e finalizando com os fundamento teórico e metodológico.
Segundo BRONCKART (1997/1999), a linguagem teórica deverá está de acordo com a concepção metodológica, através de diferentes linguagens e mediação instrumental e a interação com outro que é a mediação social.
Diante do estudo, concluímos que para alimentar o memorial será necessária a leitura de texto, buscando construir simultaneamente sua identidade.
O memorial de formação enquanto gênero textual baseia-se nós momentos marcantes da historia da vida pelo narrador, cabendo ao mesmo aprimorar o seu texto em caráter cientifico. Onde o autor descreve sua trajetória estudantil e profissional, tornando-se valor social e afetivo.
Cabe ao autor ser responsável pela sua produção gerado por emoções crenças e valores dando a sua produção um estilo pessoal.
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