UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO-FACED/PROJETO IRECÊ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA-SÉRIES INICIAIS/ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO UM-2008.2
PROFESSOR: IRON PEDREIRA
ATIVIDADE: TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
PROFESSORA CURSISTA: GLEIVIA MACIA ROSA RODRIGUES SILVA
Relatório da atividade do Jogo TA-TE-TI
O trabalho com jogos em sala de aula, possibilita várias estratégias significativas que apóiam o desenvolvimento do raciocínio lógico e incentivar a resolução de problemas.
As crianças desde pequenas estão em contato com a variedade de jogos e brincadeiras assim, tornando-os mais confiantes e valorizando o seu esforço e a interação em equipe.
A atividade escolhida para aplicação em sala de aula o jogo TA-TE-TI, tem como objetivo desenvolver a capacidade de criar estratégias, rapidez de pensamento, organização e conceitos geométricos de linha e ponto e o conteúdo geometria.
No primeiro momento foram escolhidos alguns alunos: Marcos Vinícius, Joseane, Fábio, Kathila e Luciele e expliquei para eles quais eram as regras. Percebi que compreenderam, porém para melhor o entendimento convidei a professora Rosa Amélia e fizemos à demonstração.
Durante o jogo observei que os alunos ficaram estimulados para brincar e não com axpectativa de ganhar ou perder.
Então, comecei fazer algumas intervenções propícias para que os alunos compreendessem a função do jogo levando-as perceberem que o mesmo tem suas regras e situações, para que aconteça de fato o procedimento proposto.
No momento em que a dupla Marcos Vinícius e Kathila estavam jogando fiz algumas intervenções:
-Marcos Vinicius se você mexer com esta pedra o que pode acontecer?
-Kathila, você tem que observar como estar o jogo do seu colega.
-Marcos Vinícius aonde você vai por a sua pedra?
Após as intervenções eles começaram a usar estratégias assim, observando o seu jogo e do colega. Eles paravam alguns minutos para pensar onde seria a próxima jogada.
Como foi um momento significativo, levei o mesmo jogo para todos os alunos. Porém desta vez confeccionei um tabuleiro em cartolina, para facilitar o entendimento dos que ainda não haviam participado da brincadeira.
Em seguida distribui para as duplas, o tabuleiro com o jogo e todos ficaram motivados e alguns pediram para levar para casa.
Portanto, não basta apenas brincar para saber matemática, o planejamento da atividade e sua orientação são fundamentais para o sucesso do aprendizado.
Analiso este jogo que apliquei em sala de aula como um recurso didático fundamental para aprendizagem dos meus alunos. Apesar de que já reconhecia a sua função e quase não utilizavam. Após o curso fiquei motivada a buscar novos procedimentos de jogos para o envolvimento e a ludicidade na minha sala de aula.
Referência:
MACEDO,Lino –Brincar é mais que aprender... –Revista Nova Escola Educação Infantil p. 31.ed.15-ago, Editora Abril,2007.
FELIPPE,Cristiana- Mais do que contas – Revista Nova Escola Educação Infantil p.47. ed.09 –abr, Editora Abril,2006.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO-FACED/PROJETO IRECÊ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA-SÉRIES INICIAIS/ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO UM-2008.2
PROFESSOR: IRON PEDREIRA
ATIVIDADE: TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
PROFESSORA CURSISTA: GLEIVIA MACIA ROSA RODRIGUES SILVA
Relatório da atividade do Jogo TA-TE-TI
O trabalho com jogos em sala de aula, possibilita várias estratégias significativas que apóiam o desenvolvimento do raciocínio lógico e incentivar a resolução de problemas.
As crianças desde pequenas estão em contato com a variedade de jogos e brincadeiras assim, tornando-os mais confiantes e valorizando o seu esforço e a interação em equipe.
A atividade escolhida para aplicação em sala de aula o jogo TA-TE-TI, tem como objetivo desenvolver a capacidade de criar estratégias, rapidez de pensamento, organização e conceitos geométricos de linha e ponto e o conteúdo geometria.
No primeiro momento foram escolhidos alguns alunos: Marcos Vinícius, Joseane, Fábio, Kathila e Luciele e expliquei para eles quais eram as regras. Percebi que compreenderam, porém para melhor o entendimento convidei a professora Rosa Amélia e fizemos à demonstração.
Durante o jogo observei que os alunos ficaram estimulados para brincar e não com axpectativa de ganhar ou perder.
Então, comecei fazer algumas intervenções propícias para que os alunos compreendessem a função do jogo levando-as perceberem que o mesmo tem suas regras e situações, para que aconteça de fato o procedimento proposto.
No momento em que a dupla Marcos Vinícius e Kathila estavam jogando fiz algumas intervenções:
-Marcos Vinicius se você mexer com esta pedra o que pode acontecer?
-Kathila, você tem que observar como estar o jogo do seu colega.
-Marcos Vinícius aonde você vai por a sua pedra?
Após as intervenções eles começaram a usar estratégias assim, observando o seu jogo e do colega. Eles paravam alguns minutos para pensar onde seria a próxima jogada.
Como foi um momento significativo, levei o mesmo jogo para todos os alunos. Porém desta vez confeccionei um tabuleiro em cartolina, para facilitar o entendimento dos que ainda não haviam participado da brincadeira.
Em seguida distribui para as duplas, o tabuleiro com o jogo e todos ficaram motivados e alguns pediram para levar para casa.
Portanto, não basta apenas brincar para saber matemática, o planejamento da atividade e sua orientação são fundamentais para o sucesso do aprendizado.
Analiso este jogo que apliquei em sala de aula como um recurso didático fundamental para aprendizagem dos meus alunos. Apesar de que já reconhecia a sua função e quase não utilizavam. Após o curso fiquei motivada a buscar novos procedimentos de jogos para o envolvimento e a ludicidade na minha sala de aula.
Referência:
MACEDO,Lino –Brincar é mais que aprender... –Revista Nova Escola Educação Infantil p. 31.ed.15-ago, Editora Abril,2007.
FELIPPE,Cristiana- Mais do que contas – Revista Nova Escola Educação Infantil p.47. ed.09 –abr, Editora Abril,2006.
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